Saúde da Mulher é tema de entrevista na Nordeste Evangélica

A psicóloga Jedídja Varela respondeu perguntas do entrevistador Gerson Câmara no programa Feliz com Jesus na FM 92.5 – rádio Nordeste Evangélica.

Segundo a profissional, a saúde mental é peculiar a cada indivíduo e também envolve demandas por grupo construídas socialmente e, por isso, características podem ser agrupadas em mulheres, mulheres que sofrem violência, mulheres com filhos, trabalhadoras donas de casa, divorciadas, etc.

Jedídja ainda refletiu sobre o fato de a sociedade gerar diagnósticos por conta própria. Ela recomenda que as pessoas devem ser observadoras de seus comportamentos e sentimentos para que a fala aos profissionais de saúde possam ser organizadas e que estes profissionais, usando também de suas técnicas, possam gerar diagnósticos mais assertivos. Ou seja, o autodiagnóstico deve ser evitado, pois esse é o trabalho do profissional devidamente formado para isso.

Os homens também possuem suas características e se percebe a necessidade de que eles busquem mais, de forma preventiva, profissionais para pedirem ajuda.

A entrevista foi organizada pela jornalista Sandra Cerqueira e pode ser conferida a seguir:

 

 

 

Equipe DESAM