Congregação em Catarina I – Setor 32 – comemora Jubileu

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.” Este verso do Salmos 103 resume o sentimento do pastor José Ribeiro da Costa, Coordenador do Setor 32, por comemorar juntamente com os (as) irmãos (ãs) os 33 anos de fundação da Congregação de Santa Catarina 1.

O culto de gratidão foi celebrado no dia 25 de novembro, às 19h.

Na programação do jubileu tivemos a participação do Coral pastor Silvino Silvestre, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Campina Grande. A ministração da Palavra ficou a cargo do pastor Dari Ferreira da Silva, 1º vice-presidente da Igreja e da Convenção de Ministros da Assembleia de Deus em Campina Grande e Paraíba. Atualmente, o pastor Dari é o pastor mais antigo “vivo” que pastoreou à congregação de Catarina 1 em seus primeiros anos de trabalho em prol do Reino.

Além destes convidados, tivemos a participação de grupos de louvor local e dos ex-pastores e familiares que passaram por essa congregação.

Com o coração cheio de gratidão o Conjunto de Senhoras Rosa de Sarom comemorou, no dia 12 de novembro, na Congregação Polo de Santa Catarina 1, no Setor 32, o seu trigésimo terceiro aniversário – Jubileu de Crisólita. O culto de gratidão teve como tema Apocalipse 3.11, que diz: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.

Estiveram presentes no culto do Rosa de Sarom o Grupo Infantil de Gestos Perfeito Louvor, da congregação de Porta das Ovelhas, que colaborou com o hino “Imagine”. Em seguida, entregaram o seu melhor ao Senhor através do jogral “Eis que faço uma coisa nova” o Grupo Mensageiras do Rei, da AD Parnamirim.

A ministração da palavra ficou sob a responsabilidade da irmã Marlene, a coordenadora do Grupo Mensageiras do Rei, que falou acerca do agir do nosso Deus. Ele sempre age no tempo oportuno, não no nosso tempo e ao nosso modo (Sl.24). Mas a nossa esperança está em Jesus, e não nas coisas materiais, pois todos que se aproximam do Senhor Jesus percebem que não somos nada sem Ele. “Se Cristo vos libertar, verdadeiramente serás liberto”. (João 8.36). Diante disso, devemos tomar uma posição e proclamar o Evangelho, as boas novas de salvação, pois o tempo já está findando – o Rei está às portas!

Por sua vez, o pastor José Ribeiro, falou que todos estavam deveras alegre nesse grande dia festivo, admoestando as nossas irmãs a seguir em frente plagiando o conselho do apóstolo Paulo: “Sede firmes e constantes e sempre abundantes na obra do Senhor.” Sabendo que, não haverá prejuízo para as regentes e componentes. Dessa feita, deixou para a meditação do conjunto aniversariante Rosa de Sarom, Salmos 146.2 e para as regentes Isaías 53.11.

Além dessas programações, atendendo a programação do Centenário da IEADERN, o Departamento de Evangelismo e Missões Geral (DEPEM) realizou viagens evangelísticas por alguns municípios do Rio Grande do Norte. Diante dessa missão, alguns irmãos do nosso setor (32) abriram mão do descanso no feriado da Proclamação da República do Brasil – 15 de novembro, para falar de Jesus aos moradores da cidade de Rui Barbosa. Esse dia foi marcado por comunhão e pelo derramar do Espírito Santo, que, ao final, foram registradas três conversões para glória do Senhor Jesus. Como disse a jovem Aparecida Silva, “Deus escolhe pessoas para fazer a sua obra, e cabe aos seus escolhidos prepararem-se para realizá-la”.

Seguindo com o novembro de gratidão no Setor 32. Nos dias 18 e 19 de novembro, a congregação de Porta das Ovelhas realizou aniversário pelo 13º aniversário do Conjunto de Jovens Geração de Adoradores. “Jovens renunciando a si mesmo e escolhendo Deus” (Lucas 9.23), este foi o tema do culto de gratidão do conjunto aniversariante; e muitos jovens e convidados foram impactados pela Palavra do Senhor que tratou sobre a necessidade de buscarmos as coisas celestiais em detrimento das terrenas. A ministração foi do auxiliar Érico Mozart, da congregação de Cidade Satélite do Setor 16.

Ainda no dia 19 de novembro, sob o tema “Cantai a glória do seu nome; dai glórias ao seu louvor” (Salmos 66.2), a congregação de Renascer realizou culto festivo alusivo aos sete anos de louvores e dedicação da Bandinha de senhoras Vasos de Bênção. A cantora Joseana Barreto foi o canal que Deus usou para ministrar a palavra nessa noite de gratidão.

Quando um pecador reconhece a Jesus como seu único e suficiente salvador, há uma bela festa no céu; porém, quando ele se firma na rocha que é Cristo a festa acontece em dobro. Dito isto, no domingo (26) comemoramos Jubileu de Safira (13 anos) do Conjunto Betel, conjunto de novos convertidos ao Evangelho, da congregação Polo Santa Catarina 1 – Setor 32, com o tema “Ficai em Jerusalém” (Lucas 24.49). O templo estava florido, repleto de irmãos e familiares dos componentes do grupo aniversariante. O irmão Fernando Everton, da congregação de Quintas no Setor 41, foi o preletor da noite e trouxe uma palavra acerca do milagre da salvação, e da providência divina. “Tudo o que o mundo te oferece de ‘bom’, Deus tem para te dar o excelente. É melhor ficar em Jerusalém do que na Babilônia. Lembre-se que a raiz do crente é Jesus”, destacou o preletor.

O Departamento Infantil do Setor 32, realizou no dia 17 de dezembro a Cantata Ele Vive com texto base em Lucas 1.30 ao 33. O Grande Coral contou com 136 vozes que interpretaram canções acerca da história do menino que nasceu, morreu, ressuscitou e hoje, Reina para sempre. “Cada criança representava uma estrela, criação divina. A estrela guiou os sábios e pastores até o lugar onde o Messias nasceu”, disse Oziel Junior, coordenador do DEPIN setorial.

Interpretações regadas de espiritualidade, singeleza, emoção e inclusão de pessoas surdas, isto vimos na canção “Agnus Dei” em libras. Essa canção dizia que santo é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, assim como destacou o apóstolo João. Ainda com relação ao repertório, anunciaram o nascimento de Jesus com sinos “Batem os sinos de Belém”. Em seguida, convidaram a todos a cantar, pois “Vem Chegando o Natal” com luzes e alegria. Também renderam adoração cantando “Daí louvores ao Rei”; e receberam a “Caravana do oriente” que traziam consigo presentes para adorar ao rei.

As surpresas não pararam na cantata. Um grupo de gestos formado por meninas e meninos encenaram a morte e ressureição de Jesus, com o louvor “As marcas da dor” que já lembramos ao ouvir o trecho “A cruz no chão, ao seu lado um carrasco e o martelo na mão…”. Prosseguindo com a programação, adoramos ao Rei que no trono está, pois “digno é o Senhor” de toda a adoração. Rememoramos que anjos anunciaram a volta dizendo que “ELE vem” trazendo a salvação. A canção “Brilha Jesus” fechou à noite, com luzes e o coração grato por proclamar que Jesus é a luz do mundo.

O mover de Deus foi sentido em cada hino entoado, tanto que a igreja louvou e adorou ao Rei dos reis junto com as crianças. A ministração da Palavra ficou a cargo da irmã Anna Michelle, que de forma lúdica e guiada pelo Espirito Santo falou acerca da necessidade do perdão. Pois desde Adão o Senhor quer que o homem se aproxime dEle. Para tal, enviou Seu filho como presente para a humanidade. Além disso, Jesus chama pessoas ocupadas para trabalhar na obra; o que se comprova no episódio do nascimento do Messias onde vemos que os pastores, que foram visitar o Salvador, estavam no campo trabalhando antes de receberem a notícia. “Assim quando Deus abrir uma porta, não se esqueça de continuar trabalhando na seara do Senhor. E, como chamou a Lázaro, depois de três dias mortos, ele chama o seu nome para vir ao encontro dEle também”, destacou a preletora.