Cosmovisão Cristã é o tema da 3ª Escola Bíblica de Jovens do Setor 32

O DEJAD no Setor 32, sob a coordenação de Wendel Duarte e Francisco Gabriel, realizou nos dias 20, 22 e 23 de junho a 3ª edição da Escola Bíblica de Jovens (EBJ), na Igreja Polo Santa Catarina 1.

Esse evento abordou a temática “Cosmovisão Cristã em um mundo de ideologias, com base em Gálatas 5.1.

A abertura da Escola Bíblica aconteceu, na quinta-feira (20), debaixo das orações do nosso pastor Kleiber Bandeira. O Trio Redenção, de Amarante 1 no Setor 28, esteve conosco louvando e adorando a Deus. Em seguida, o Grande Conjunto de Jovens Setorial teve sua oportunidade de cantar.

Na programação constava palestras temáticas sobre defesa da fé, existência de Deus e ressurreição de Cristo. Como também a colaboração no louvor do Trio Redenção, do Setor 28; do Grande Conjunto DEJAD Setor 32; das Bandas Renascer, da congregação Renascer e Discípulos, da Polo Catarina 1. Além destes, nos honrou com suas presenças no sábado (22) o Grande Conjunto do DEJAD Setor 36 cuja Igreja Polo é Grande Natal, que vieram junto com o supervisor do DEJAD na Área 6 e coordenador de jovens no Setor 36, o irmão Cristiano Rodrigues. A seguir, confira um resumo dos estudos feitos:

Você se considera um cristão? Esta foi a frase introdutória da ministração do culto de abertura. Diante disso, percebemos que diariamente podemos ser confrontados por questionamentos, dúvidas acerca da existência de Deus e da criação. Também foi apresentado um vídeo acerca da temática, onde várias pessoas falaram como enxergavam/significava “Deus”.

Em seguida, o Presbítero Sérgio Lins, (Cidade da Esperança) trouxe subsídios acerca da “Existência de Deus e a criação.” Ele falou que cada ciência tem seus agregados, mas a Teologia estuda Deus, seu fundamento como pessoa e afirma que tudo que existe é criação dEle, inclusive o homem. Porque foi Ele quem criou espaço, matéria e tempo, sendo assim Ele não pode ser limitado ou ter limites. Contudo, as hipóteses científicas levantam evidências que ninguém conseguiu explicar Deus. Portanto, atentem que a “fé vem pelo ouvir”, como está escrito em Romanos 10:17 e a razão dela deve ser guiada pelo que diz I Pedro 3:15. Assim, vemos que a fé é crer em algo que existe, mas não vemos.

Ainda conforme o Pb Sérgio, a palavra de Deus fala que devemos responder às perguntas sobre Deus com mansidão, prudência e sabedoria. Além do mais, a confiança/dependência amplia o nosso relacionamento com Deus (Mateus 7:24-26), nos fortifica a fé (Romanos 10:12), nos ajuda na prática das escrituras (Tiago 2:14 a 26) e a servir a Deus com alegria (Salmo 100:2). Não esqueçam que quando Deus nos criou, Ele nos dotou do livre arbítrio, mas deseja ter comunhão conosco por meio da oração. Como Criador é santo e nós imagens dEle, temos que dar exemplo ao mundo, pois podemos ser as únicas bíblias que algumas pessoas irão ler.

Seguindo os estudos. No sábado (22) foi a vez de entendermos “Como ser um cristão verdadeiro na conjuntura atual”, com as explicações do Escritor e Diácono Gleyber Miranda. Ele começou dizendo que um cristão comum é diferente de um cristão genuíno. E, que cultura é um conjunto de conhecimento adquiridos por uma civilização. Porém, diversidade cultural e problemas querem provar algo para alguém, isto tem causado perturbação na cultura e sociedade atual. Pois tudo o que foge da nossa natureza causa uma desordem na sociedade, tal como palavras que machucam, orgulho, cultura do entretenimento e filhos que mandam nos pais.

Todas as culturas exigem regras e o seu cumprimento, pois onde não há organização o caos se instala. Como diz Isaías 1:3, devemos ter conhecimento no Senhor para prosseguir na sua Palavra, para poder atender as ordenanças de Deus. E o livro de Hebreus 11: 36 ao 39 corrobora dizendo que “a cultura de Deus é melhor que as dos homens”; e Mateus 5:44 nos incentiva a amar o semelhante.

Na Escola Dominical do domingo (23) foi a vez do Escritor cristão Erick Freitas falar “Quem é Jesus? Ele realmente existiu? Ele ressuscitou?”. Segundo o irmão Erick, há sim meios e formas de provar que Jesus existiu, leiam João 1.1-3 que nos mostra que Ele sempre existiu. No livro de João fala que Jesus é o próprio Deus, pois quem conhece ao filho conhece ao Pai, porque são um só nele; e Jesus cumpriu o que se havia prometido. Além disso, historicamente há mais registros de Jesus do que de outros personagens históricos. Ainda quando falamos a respeito de Jesus temos três crenças básicas: Vida, Morte e Ressurreição.

Fechado o ciclo de aulas. No culto de encerramento, na noite do domingo, o professor Danilo Medeiros ministrou acerca do “Fruto do Espírito Santo”. Quando falamos em fruto é no singular mesmo, e eles não são apenas nove, mas o que há são os desdobramentos (subdivisões) dele como está descrito em Gálatas 5. Este mesmo livro nos mostra no verso 16 que existe uma batalha entre carne e espírito. Porém, somos guiados pelo espírito que Deus enviou quando Cristo foi assunto ao céu. Além dessas abordagens, aprendemos os níveis de intimidade com o Espírito Santo que são: andar, guiar e viver em nós. O fruto só se manifesta como resultado da nossa busca contínua e a ação do Espírito Santo em nós. E, finalmente, o batismo com E.S e os dons estão associados a “fazer” (serviço), e o fruto está ligado a “ser” (caráter).

Concluímos que essa edição da Escola Bíblica foi marcada pela presença dos jovens, orações, louvores, o templo quase repleto; e a colaboração da liderança jovem que deram às mãos. O coordenador setorial do DEJAD falou da sua alegria e unidade experimentada, nesta EBJ. “Foram momentos maravilhosos na presença de Deus em que vivemos. Acredito que todos que participaram, saíram cheios da presença de Deus e com sua fé mais solidificada. Somos um, somos DEJAD,” destacou Wendel Duarte.