Assembléia de Deus em Parnamirim celebra 80 anos

Pela graça de Deus, a Assembleia de Deus em Parnamirim (ADPAR), comemorou 80 anos de atividades. Fruto do trabalho denodado da Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte, ao longo de mais de 100 anos, a ADPAR tem vivido uma bela história, que glorifica o Nome do Senhor Jesus Cristo. Em seu Jubileu de Carvalho, podemos dizer alto e bom som: “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres” (Salmo 126.3).

1. UM RESUMO HISTÓRICO – Nos idos de 1939, Parnamirim era apenas um Distrito, ligado à Cidade de Natal. Por causa da Segunda Guerra Mundial, os americanos resolveram instalar a Base Aérea (Parnamirim Field), por ser ponto estratégico, mais próximo da África. Por isso, foi cognominada “o trampolim da Vitória”. Por razões que só Deus conhece, naquele ano, Parnamirim foi escolhida para ser o campo de outro tipo de combate, de natureza espiritual. Nossa guerra é contra o pecado, contra as forças do mal, que escravizam o ser humano, e cadeias espirituais, através da proclamação da mais poderosa mensagem libertadora, que é o evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que é “o Poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”.

Deus trouxe, para Parnamirim, o jovem Otávio Gomes de Castro, com 24 anos de idade. Seu objetivo foi estabelecer um ponto comercial, para venda de gêneros aos trabalhadores da construção da Base Aérea de Natal. Mas, como crente fiel, aproveitou a oportunidade para pregar o evangelho de Cristo aos que dele se aproximavam, no seu humilde barracão, à margem direita da estrada de ferro. Naquela época, existiam apenas seis crentes, cujos nomes são: Euclides Ribeiro do Nascimento, Beatriz Ribeiro da Silva, João Francisco da Silva, Elvira Anunciada da Silva, Joaquim Boa Vista de Oliveira e Eugênia Palhares de Oliveira. Vendo a obra crescer, irmão Otávio adquiriu um salão ao lado de seu barracão, como sendo primeira instalação da Assembleia de Deus em Parnamirim. Na inauguração, esteve presente o Pastor Eugênio Martins Pires, que era o pastor Presidente da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte. Assim, começou a história da Assembleia de Deus em Parnamirim (ADPAR), tendo como data oficial de sua instalação o dia 20 de outubro de 1939, quando começaram as pregações do irmão Otávio de Castro.

Com o crescimento da obra do Senhor, o irmão Otávio, pediu à igreja-mãe que enviasse um pastor para cuidar da novel igreja. Em 1949, foi enviado o Pastor Inácio Duarte de Carvalho que permaneceu à frente da igreja até 1960. De modo resumido, temos a sequência dos pastores que dirigiram a ADPAR.

O terceiro líder da igreja foi o Presbítero Francisco Cardoso de Souza (1960-1963). Foi sucedido pelo Pr. Francisco Taveira (1964-1969). Pela segunda vez, dirigiu a ADPAR, o Pastor Inácio Duarte de Carvalho (1969-1971).

O quinto líder da ADPAR foi o Pastor Raimundo João de Santana (1971 a 1999). Ele esteve à frente do trabalho, por 27 anos. Começando com cerca de 300 irmãos, o Pr. Santana realizou profícuo ministério, dando grande ênfase à evangelização na cidade e no interior. Tendo assumido a Presidência da Assembleia de Deus no RN, passou o pastorado, com uma extensa folha de serviço, havendo construído 43 templos, casas pastorais, criação de duas bandas de música, e diversos grupos musicais, uma escola de música, uma pré-escola, o Centro Social Pastor Eugênio Martins Pires (CASEMP), além de muitas outras atividades dignas de destaque, para a glória de Deus. Passou o trabalho da Assembleia de Deus em Parnamirim, com um rol de membros de mais de 5.000 fiéis, no campo sob a jurisdição da igreja; com 16 congregações, na Sede do Campo; e 25 igrejas no Interior. Pr. Santana foi sucedido pelo Pr. Elinaldo Renovato de Lima, que assumiu a direção da Igreja, no dia 18 de janeiro de 1999, permanecendo até hoje à frente do trabalho. Desde 18 de janeiro de 1999, até à presente data, completando 20 anos e 10 meses, o Pastor Elinaldo Renovato de Lima está à frente da igreja, com a incumbência de continuar a obra, iniciada e realizada pelos pastores que o antecederam. Ao longo dos últimos mais de vinte anos, com o crescimento dado por Deus, mais 66 trabalhos foram abertos, perfazendo um total de 72 congregações (incluindo 1 ponto de pregação); mais 37 templos novos foram construídos. No Interior, no “Campo” sob a jurisdição da ADPAR, há 26 igrejas, com mais de 120 congregações, e o trabalho tem-se expandido havendo sido construídas ou adquiridas mais 15 casas pastorais, beneficiando os obreiros do campo, que não precisam pagar aluguel.

Neste ano (2019), quando a igreja completa 80 anos, o rol de membros e congregados chegou a mais de 16.000 fiéis; esse é um crescimento abençoado, para a glória do nome do Senhor Jesus Cristo. O Reino de Deus tem crescido, em Parnamirim, através do trabalho da ADPAR.

Mas, há uma ação, que não é percebida pelas pessoas de fora da Igreja. Centenas de pessoas, que aceitam o evangelho, são transformadas pelo poder de Deus, e passam a ter uma nova maneira de viver, longe dos vícios, das drogas, da violência, da prostituição, e de tantos males, resultantes da pecaminosidade humana, e passam a ser ótimos jovens, cidadãos, pais e mães de família, que contribuem para o bem da sociedade. Assim, a Assembleia de Deus em Parnamirim, a ADPAR, em seus 80 anos de existência, fazendo “Jubileu de Carvalho”, tem semeado a palavra de Deus, cumprindo o mandato de Jesus, que ordenou que seus seguidores saíssem pelo mundo, e pregassem o evangelho a toda a criatura. A ADPAR sente-se feliz em fazer parte da abençoada Cidade de Parnamirim, pela qual temos rogado a Deus, que abençoe seu povo hospitaleiro, sua juventude, sua infância, suas autoridades e instituições. Oramos por nossa Cidade! Deus abençoe Parnamirim!

2. AS COMEMORAÇÕES DOS 80 ANOS.

A ADPAR comemorou seu Jubileu de Carvalho, em gratidão a Deus por 80 anos de lutas e vitórias, concedidas por Deus. De forma resumida, a seguir, como foram as comemorações festivas.

No dia 07 de outubro, houve o culto de Santa Ceia. O Pastor Elinaldo Renovato foi o preletor da noite, entregando mensagem simples, rápida, e objetiva, com base em João capítulo 14, versículos 01 a 06.

Foi realizada, no dia 08 de outubro, no templo sede da ADPAR, a cerimônia de casamento coletivo de 80 casais, com apoio do Segundo Ofício de Notas de Parnamirim. A Dra. Ana Sofia, do Segundo Cartório de Parnamirim, ministrou a parte civil do casamento coletivo, com base na legislação do País. Em seguida, o Pastor Elinaldo Renovato ministrou a parte religiosa, mostrando o valor do casamento, com base na palavra de Deus.

No dia 08 de outubro, foi realizada uma sessão solene da Câmara Municipal de Parnamirim, em homenagem aos 80 anos da igreja, por proposição feita pelo vereador Thiago Cartaxo.

No dia 10 de outubro, foi inaugurado o templo da Congregação de Parque das Orquídeas.

CULTOS ESPECIAIS PELOS 80 ANOS DA ADPAR . No dia 12 de outubro, o Culto Festivo ficou a cargo do Departamento de Evangelização, Missões e Discipulado (DEMID), liderado pelo presbítero Vitoriano Gledson. Houve entrada de bandeiras, histórico das missões, e vídeo sobre a obra missionária da ADPAR. O Pastor Wendell Miranda, de Mossoró, ministrou a palavra de Deus.

No dia 13 de outubro, o Culto de Ação de Graças ficou a cargo da União de Mocidade da Assembleia de Deus em Parnamirim, UMADEP, liderada pelo Diácono Arlysson Duarte. O pregador da noite foi o Pastor Claudio Viana, da Paraíba.

No dia 14 de outubro, a programação do Culto ficou a cargo do Departamento Feminino, liderado pela irmã Isis Fernandes de Castro. Participação do Grande Conjunto Feminino, com mais de 500 vozes. A pregação da palavra ficou a cago da Missionária Vandira Cardoso, de Natal.

No dia 15 de outubro, o Culto foi programado pelo Departamento Infantil, liderado pela Profesora Isméria de Castro. Quase 1.300 crianças lotaram o Templo Sede. A mensagem da palavra foi dada pela irmã Andreza Azevedo, de Natal. Ao final, uma criança aceitou a Cristo como Salvador.

ESCOLA BÍBLICA DO CAMPO DE PARNAMIRIM. Após os cultos festivos, organizados pelos departamentos da igreja, a Assembleia de Deus em Parnamirim realizou sua 17 ª escola bíblica do campo de Parnamirim, a EBCAMP. O evento reuniu um número expressivo de obreiros, e membros em geral, para estudar a palavra de Deus, em meio às comemorações dos 80 anos da ADPAR. O primeiro culto, da escola bíblica foi realizado no dia 16 de outubro, com a participação do cantor Chagas Sobrinho. A pregação da palavra de Deus ficou a cargo do Pastor Daniel Nunes, de Campina Grande-PB.

Nos demais dias da EBCAMP, foram preletores da Escola Bíblica os pastores Williams França, Elinaldo Renovato, Marlon Araújo, de Parnamirim; e Abdênego Xavier, de Ceará-Mirim. Em todos os cultos, desde a quinta-feira, houve entrega de comendas a obreiros e irmãos outros que deram sua significativa colaboração à história da ADPAR.

O último culto festivo, no dia 19 de outubro, houve a projeção de vídeo histórico, resumindo a fundação e o crescimento da ADPAR, desde 1939 até os dias atuais. Foi feita a entrega de comendas, em homenagem à diretoria da IEADERN, com a presença do Pastor Martim Alves, presidente da Igreja no Estado; à Diretoria da ADPAR, a ex-pastores ou a seus representantes, e a diversos irmãos e autoridades que deram sua colaboração valiosa à história da igreja, nos seus 80 anos. A mensagem da palavra de Deus foi ministrada pelo pastor Martim Alves, enfatizando a importância e o valor da igreja para a salvação das pessoas, bem como fator de bênção par a Cidade de Parnamirim, e para o Estado do Rio Grande do Norte.

Depois da mensagem, o Pastor Martim Alves procedeu a consagração de Diáconos e Presbíteros. Ao final, foi feita a oração, e dada a Bênção Apostólica, encerrando as comemorações do Jubileu de Carvalho, pelos 80 anos da Assembleia de Deus em Parnamirim. “…

Até aqui, nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7.12);

“Grandes coisas tem feito o Senhor por nós, e, por isso, estamos alegres” (Sl 126.3).

“Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos” (Sl 118.23).