Obediência irrestrita e incondicional do vocacionado

Pr. Anisio do Nascimento

A chamada missionária, exige do vocacionado, obediência irrestrita e incondicional. Essa afirmativa deve ser realidade no coração do líder que deseja se envolver com a Grande Comissão. Esse fato é comprovado na leitura das Escrituras Sagradas, especialmente no livro de Atos do Apóstolos. Há um relato singular na chamada do profeta Isaias: (Is 6:8) “Depois disso, ouvir a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”. Não houve questionamentos, nem ponderações com apresentação de dificuldades, embora ele soubesse que muitos seriam os obstáculos e perigos a serem ultrapassados.

Essa obediência irrestrita e incondicional transformou Isaias no profeta sobre quem o Espírito Santo revelou de forma maravilhosa sobre o nascimento e ministério de Jesus Cristo como nenhum outro profeta no Antigo Testamento 750 anos antes do Messias.

O relato de Atos dos Apóstolos capítulo 8: sobre o ministério de Filipe é dos mais lindos episódios sobre as missões apostólicas. Experimentando um avivamento maravilhoso em Samaria, com sinais de ordem sobrenatural (espíritos imundos eram expulsos, paralíticos e coxos eram curados), em (At: 8:8) está escrito: “E havia grande alegria naquela cidade”. Em (At 8:26, 27 a) está escrito: “E o Anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te a vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto. E levantou-se e foi”. Ele simplesmente deixou tudo e partiu.

O final do episódio sabemos de acordo com o que ficou registrado na Bíblia. Hoje a Etiópia é o segundo país mais populoso da África, um dos mais pobres do mundo com uma população de 106.716 milhões de habitantes. Por conta desta obediência irrestrita e incondicional de Filipe, o evangelho se expandiu no país a de forma vigorosa, na Etiópia: 59% da população é cristã; os protestantes somam 18,14%, com taxa anual de crescimento 4,3%. Taxa mundial é de 2,6% (Joshua Project). Estima-se que haja aproximadamente 200 igrejas Assembleias de Deus e aproximadamente 120.000 membros no país, sendo também uma igreja enviadora de missionários.

Ademais, o Espírito Santo é um Espírito missionário, de maneira que a evangelização deve surgir espontaneamente numa igreja cheia do Espírito. A igreja que não é uma igreja missionária, contradiz a si mesma e debela o Espírito. A evangelização mundial só se tornará realidade real, quando o Espírito Santo renovar a igreja na verdade, na sabedoria, na fé, na santidade, no amor e no poder. Só então a igreja inteira se tornará um instrumento adequado em suas mãos, para que toda a terra ouça a sua voz. (Jo 15:26;27); (Jo 16:8-11).

Os pioneiros que estabeleceram o trabalho pentecostal no Brasil, não questionaram com o Espírito Santo sobre quais as condições sociais, políticas e econômicas que encontrariam na Região Norte do país para onde o Senhor os tinham enviado. Simplesmente obedecerem de forma irrestrita e incondicional a chamada. Implantaram em nossa terra um dos maiores movimentos pentecostais do mundo.