O Crente e a Depressão – III

Pastor Walfredo Soares

Estamos hoje escrevendo o nosso terceiro artigo sobre este assunto tão atual e complexo que é ‘’a Depressão’’.

Por mais que as pessoas queiram fugir e negar este assunto tão polêmico e difícil de ser aceito, mas é um fato, e sendo um fato não podemos negar e nem fugir desta realidade tão presente em nossos dias e nossas vidas, que é a depressão, algo que tem se tornado comum na vida das pessoas.

O que não tem se tornado comum são pessoas se conscientizarem de que o problema da depressão precisa e deve ser encarado como qualquer outro problema, e principalmente, como uma doença que pode ser tratada e curada. Sendo que este problema e doença senão for tratado e cuidado no tempo certo, poderá desencadear maiores problemas tanto na vida da pessoa que está depressiva, como também na vida das pessoas que a cercam, pois a depressão é algo contagioso que pode facilmente atingir quem está por perto, e neste sentido, as pessoas que lidam com pessoas depressivas devem ter o devido cuidado para que não fiquem depressivas também.

O maior problema das pessoas depressivas para serem tratadas e curadas está na dificuldade que elas têm de aceitarem serem ajudadas, seja pela família, pelos amigos e pela medicina. Mas porque as pessoas colocam dificuldades para se livrarem de algo tão ruim para elas mesmo? Geralmente as pessoas não aceitam que possam estar depressivas e também não reconhecem que estão doentes, e a falta deste reconhecimento dificulta a cura e a solução dos problemas delas. Mas porque elas não aceitam estarem doentes de depressão? Porque se criou um preconceito de que as pessoas depressivas não são normais; sendo que geralmente a pessoa mais preconceituosa com esta doença não são as outras pessoas, mas a pessoa em si.

Há outro preconceito que as pessoas depressivas têm que é o de terem que tomar remédio controlado, daí a dificuldade que elas colocam para irem a um médico, seja um clínico geral ou a um psiquiatra, pois a depressão quando está no seu início, um clínico geral pode prescrever a medicação, quando a mesma passa para um nível mais avançado, neste caso, a pessoa deve ser encaminhada a um psiquiatra que se especializou nessa área da medicina. Mas será remédio controlado somente o que é prescrito para as pessoas depressivas? Não. Todo e qualquer medicamento que a pessoa precisa tomar constantemente é considerado remédio controlado, seja para depressão, pressão arterial, diabete, etc. Mas lamentavelmente as pessoas colocarem na mente delas que remédio controlado é somente àqueles que são para depressão, quando de fato isso não é verdade.

Enfim, as pessoas uma vez que estejam com possíveis sintomas de depressão, precisam e devem buscar ajuda através da família, amigos, medicina e em especial de Deus.

Não deixe de ler o próximo artigo, pois daremos continuidade a este assunto.

Pastor Walfredo Soares de Lima é líder da Assembleia de Deus em Jardim de Piranhas/RN, e Graduado em Filosofia pela UERN.