Novembro Azul – Um alerta para a nossa saúde!

Pr. Martim Alves da Silva

“E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas sim os que estão enfermos.” (Lc 5.31).

O “Novembro Azul” é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. (https://pt.wikipédia).

O Ministério da Saúde escolheu o mês de novembro para realizar uma campanha de promoção à saúde do homem, dando como destaque o diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma vez que esta patologia (doença) vem tendo a sua incidência aumentada.

A resistência que nós (homens) temos em realizar regularmente medidas de atenção à nossa saúde tem possibilitado a ocorrência de muitos agravos à nossa saúde, além do sofrimento físico e emocional de nós e dos nossos familiares, na luta pela restauração da saúde.

A nossa cosmovisão de que o “ser masculino” não precisa fazer exames e consultas periódicas porque isso é sinal de “fragilidade”, na realidade é um medo que temos de sermos diagnosticados com alguma enfermidade que exponha a nossa pretensa “invulnerabilidade” que poderá desmontar paradigmas, estereótipos e preconceitos alimentados durante toda a vida.

Nos tempos pós-modernos a medicina tem avançado de forma extraordinária no que tange aos meios diagnósticos.

Esse fato associado a uma maior facilidade de acesso aos Serviços de Saúde Pública e Privada tem contribuído para que um maior número de pessoas busquem esses serviços para realizar exames preventivos e assim tenham um melhor controle de várias doenças.

Com relação às doenças que afetam os homens o Câncer de Próstata também vem sendo detectado em um expressivo número de pacientes, possibilitando que o mesmo seja diagnosticado precocemente e tratado com grandes chances de cura.

Nós que somos servos de Deus, sabemos por teoria e prática que o Senhor tem poder para curar toda e qualquer enfermidade, e, faz isso, sempre que é a sua vontade, mas, não podemos nem devemos negligenciar o cuidado preventivo com a nossa saúde.

Meus prezados companheiros de ministério aproveito este espaço para recomendar uma consulta com um médico urologista (principalmente se você já completou 40 anos), pois, é a partir dessa idade que os riscos do câncer começam a aumentar. A prevenção é a nossa melhor aliada.

Vamos aproveitar esta campanha do “novembro azul” para agendar uma consulta médica e fazer os exames necessários.

Nunca é demais lembrar que a consulta e os exames periódicos e regulares podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Portanto, vale a pena deixar o medo, o preconceito e a vergonha de lado e cuidar da saúde, da vida.

“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como vai bem a tua alma” (3 Jo v.2).

“Para que todos sejam um”