“Foi o Senhor que fez isto”

Pr. Martim Alves da Silva

” Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos. Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.” (Sl 118.23,24).

Pela graça de Deus realizamos mais uma EBOERN – Escola Bíblica para Obreiros e Esposas no Rio Grande do Norte – quando pudemos reunir os Obreiros da nossa Convenção, que estão trabalhando para o Senhor Jesus, nas cidades, distritos e povoados do nosso estado, bem como os obreiros da capital, a maioria acompanhado da esposa, e, juntos, recebemos o ensino da palavra de Deus que nos ajudará a crescer ainda mais no conhecimento, na graça, na unidade fraternal e no cuidado com o nosso ministério.

No último dia da festa, 24 de maio, tivemos a oportunidade de oferecer a Deus um culto em ação de graças pelos 101 anos de fundação da nossa IEADERN. Aquela semente plantada na casa do soldado Luiz de França (em 1918), deu frutos e hoje contemplamos uma árvore frondosa que estende seus ramos por todas as cidades, distritos e povoados do nosso Estado. “Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos”.

A Escola Bíblica deste ano teve como tema: “Um ministério não censurado” (2 Co 6.3).

Os preletores desenvolveram os vários subtemas com base bíblica e muita aplicação prática para o exercício do ministério que recebemos do Senhor, sempre ressaltando que, como ministros de Deus, devemos nos tornar recomendáveis em tudo: em nosso caráter, em nossas palavras e atos, em comportamentos puros, nas aflições, nas tribulações, na benignidade e longanimidade, passando necessidades, nas afrontas recebidas por causa da verdade, nas horas de angústia, sempre colocando em prática o amor não fingido.

Dentre os assuntos abordados podemos destacar: Vida devocional equilibrada; Desprendimento, Avareza; Integridade Sexual; A integridade do obreiro em abrangência relacional; Autoridade e Submissão; Hedonismo e Antropocentrismo; Liderança servil, Oração na vida de mulheres líderes, dentre outros.

Agora, passado os dias de aprendizado, é tempo de colocarmos em prática o que aprendemos nesse período. Isto quer dizer que devemos mostrar as evidências em nosso caráter e conduta que fomos regenerados pelo Espírito Santo através do novo nascimento, e que o fruto do Espírito Santo é visível em nossas vidas.

Quando Paulo escreve a Tito orientando-o sobre a escolha de obreiros diz que é preciso que tal homem seja “irrepreensível”. Isso não significa que o ministro do evangelho é um homem “perfeito”; do contrário todos nós estaríamos desqualificados. O significado é “sem culpa”, “sem acusação”, “não censurado”.

Este ano tivemos uma novidade que foi muito bem recebida por todos os participantes: os estudos bíblicos foram realizados em um turno único, iniciando às 8h com o devocional e, em seguida, quatro palestras até às 13h, o que proporcionou um melhor aproveitamento do tempo dedicado à Palavra de Deus e, também, para que os participantes pudessem ter um tempo de descanso, antes de retornarem para os cultos à noite.

Na palavra de boas vindas à nossa EBOERN conclamei a todos para aproveitarmos este período de estudos para ouvirmos a voz de Deus, e ao final dos trabalhos pude ouvir dos obreiros e das esposas palavras de gratidão a Deus pelos estudos ministrados e por tudo quanto tinham aprendido. Era fácil perceber o clima de satisfação entre os participantes da EBOERN.

Quero deixar registrado os meus sinceros agradecimentos a todas as equipes que trabalharam, sem medir esforços, para a realização deste evento.

Espero que cada um de nós, participantes desta EBOERN, continuemos nos comportando de maneira digna, sem dar mau testemunho, sem promover escândalos, lembrando que o ministério pastoral é um ofício público e, portanto, a reputação ilibada é de suma importância para que não venhamos a ter o nosso ministério censurado.

“Para que todos sejam um”