“Firmeza, Constância e Abundância na obra de Deus”

Pr. Martim Alves da Silva

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (I Co 15.58).

A primeira Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil foi realizada aqui na igreja em Natal, no período de 05 a 10 de setembro de 1930, e reuniu a maioria dos pastores nacionais e todos os missionários suecos que estavam trabalhando em solo brasileiro.

O pastor Lewy Pethrus, líder da igreja Filadélfia, em Estocolmo, que estava dando suporte à missão sueca no Brasil, veio especialmente para esta convenção. Segundo o pastor João Batista da Silva (in memorian), ao se despedir dos convencionais ao término da convenção o pastor Lewy Pethrus fez referência ao texto acima.

De todos nós, que estamos trabalhando na obra de Deus no estado do Rio Grande de Norte, nenhum havia nascido quando o pastor Lewy Pethrus fez a recomendação de que deveríamos ser firmes, constantes e abundantes na obra do Senhor.

Firmeza não é incerteza. Firmeza é permanecer naquilo que aprendemos e de que fomos inteirados. Portanto, preguemos a palavra a tempo e fora de tempo, redarguindo, repreendendo, exortando, com toda longanimidade e doutrina, sendo sóbrio, sofrendo as aflições, fazendo a obra que nos foi confiada.

Constância não é dia sim, dia não. Constância é meditar no Bíblia Sagrada dia e noite para que tenhamos cuidado de fazer as coisas conforme tudo quanto nela está escrito, para fazer prosperar o nosso caminho e nos conduzirmos prudentemente.

Abundância não é escassez. Abundância é não ter a nossa vida por preciosa, contanto que cumpramos com alegria a carreira e o ministério que recebemos do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Olhando por nós mesmos e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo nos constituiu para apascentarmos a igreja de Deus, que Cristo resgatou com seu próprio sangue.

Que assim procedamos nos compromissos assumidos na vida privada e eclesiástica, inclusive, nos horários, nos relatórios, na provisão do pasto verde para o rebanho, não permitindo que outros assuntos tomem o tempo destinado ao ensino da palavra de Deus; no relacionamento com a família, não lhe negando o tempo, o carinho e o respeito tão necessários à harmonia do lar; no relacionamento com os não convertidos para que possam dar testemunho da nossa fé; na palavra dada a uma criança, a um jovem, a um ancião, em particular e, principalmente, no púlpito; no cuidado com o rebanho do Senhor, apascentando-o não como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo.

Assim procedendo, as ovelhas que estiverem sob a nossa liderança não terão nenhuma dificuldade em seguir as orientações que lhe são dadas e obedecer à doutrina que estão ouvindo e aprendendo.

Portanto, meus queridos e amados companheiros, sejamos firmes e constantes, sempre abundantes na obra que o Senhor nos confiou para fazer, conscientes que o nosso trabalho não será vão, e, naquele dia, possamos ouvir o justo juiz dizer: Bem está servo bom e fiel, sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor.

Amando com firmeza, trabalhando com constância e repartindo com abundância na obra de Deus, desfrutaremos da Vida Abundante que somente o Senhor pode nos dar.

Para que todos sejam um!