FILOSOFIA E RELIGIÃO – O Crente e a Depressão

Pastor Walfredo Soares de Lima

O crente e a depressão e um assunto que há tempos venho analisando seja na teoria ou na prática, e sentindo a necessidade de meu dever enquanto líder, resolvi abordar este assunto através deste ou destes artigos que ora escrevo, com o objetivo de fazer alguns esclarecimentos sobre o mau deste século que se chama: Depressão.

Por muito tempo, muitos de nós enquanto cristãos e também enquanto líderes subestimamos esta doença tão terrível que é a depressão, talvez por falta de conhecimento e/ou por considerar que toda depressão deveria ser encarada como possessão demoníaca; eu particularmente nos meus primeiros anos de fé orei muitas vezes por pessoas que estavam depressivas, como se estivessem possessas de demônios. Lamentavelmente ainda nos dias atuais, há quem que queira espiritualizar tudo, sem às vezes fazer a distinção entre o que é uma possessão demoníaca ou doença depressiva, não tendo o devido cuidado de examinar e refletir sobre o que está diante de si. Se levarmos em consideração a Bíblia Sagrada, encontraremos alguns homens de Deus que tiveram crises de depressão como foi o caso do profeta Elias (I Reis 19 1-7); e também do profeta João Batista (Mateus 11.1-9). Isto significa que uma pessoa mesmo sendo um homem ou mulher Deus, mas pode está passível de entrar ou ter depressão.

Geralmente nós enquanto crentes que somos, sejam cantores, pregadores ou simplesmente membros ou congregados de uma Igreja, pregamos e dizemos com muita segurança que Jesus Cristo é o Médico dos médicos, o que não está errado, pelo contrário, esta maneira está correta de se falar; mas o que não está correto é querermos que Deus, faça tudo por nós e também por aqueles por quem oramos, como se Ele fosse nosso empregado ou nosso servo, quando na verdade Ele é o nosso Senhor e Salvador.

Por falta de conhecimento de hermenêutica e de exegese bíblica, alguns ou muitos estão a fazerem colocações bíblicas em suas pregações e em seus posicionamentos bíblicos, sem fazerem uma análise reflexiva e cuidadosa com relação a um texto ou textos bíblicos, sem levarem em consideração o contexto deste ou daquele assunto, e por isso muitas das vezes alguns falam o que não tem fundamento do ponto de vista teológico.

Mas será que um crente mesmo estando em comunhão com Deus, pode ter depressão? Se um crente ficar depressivo, pode buscar ajuda médica? Por que as pessoas colocam dificuldades de buscarem um psiquiatra e têm preconceitos em tomar medicamentos considerados controlados? Será remédio controlado somente aqueles que são passados por um psiquiatra, ou todo medicamento que se deve tomar diariamente? Afinal o que é depressão? Quais as causas da depressão? Quais os sintomas da depressão? Qual a diferença entre depressão e possessão demoníaca?

Enfim, vamos através destes artigos, buscar esclarecer e elucidar algumas dúvidas sobre depressão, assunto este, que pouco se tem visto explanações, sobre tudo de maneira equilibrada e eficiente a luz da Bíblia Sagrada e da Ciência.

Não deixe de ler o próximo artigo, pois daremos continuidade a este assunto.

Pastor Walfredo Soares de Lima é líder da Assembleia de Deus em Jardim de Piranhas/RN, e Graduado em Filosofia pela UERN.