FILOSOFIA E RELIGIÃO – O Crente e a Depressão – II

Pastor Walfredo Soares

A modernidade trouxe consigo muitas inovações, que por sua vez possibilitou as pessoas um maior acesso a melhores condições, como nunca antes visto na história, mas também veio acompanhada de uma correria tão grande, que tem levado as pessoas a um estresse tão elevado, que somente a base de remédios para o controle desta vida tão estressante.

A Igreja apesar é uma Instituição Espiritual, que defende a fé em Deus, busca viver e transmitir a Palavra de Deus, como a verdadeira esperança para as pessoas que não têm uma perspectiva de vida melhor, entretanto, não deixa de ser uma Instituição Humana e Social, que está inserida ainda num contexto material, humano e social. E enquanto Instituição Humana está passível de serem atingidos de alguma forma pela depressão, os que fazem parte da mesma, visto que por mais que busquemos a Deus, mas o ser humano tem suas limitações, e são exatamente essas limitações que muitas vezes não suportam a carga de estresse em função da correria do dia a dia de nossas vidas.

O crente mesmo sendo uma pessoa de fé, que busca viver uma vida de confiança e esperança em Deus, mas pode sim ser atingido pela depressão, e isto não significa que o irmão ou irmã esteja em pecado ou com falta de fé, pois a mesma não deve ser encarada como sendo um problema somente espiritual, mas como uma doença mesmo; e enquanto doença precisa e deve ser tratada pela ciência, seja médica, psicológica ou psiquiátrica. Considerando o que Jesus Cristo disse: ‘’não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes’’. (MATEUS 9. 12b).

Isto significa que o próprio Jesus Cristo foi quem disse que os doentes precisam de médico, e enquanto isso, há muitos crentes que desconhecendo a Bíblia Sagrada, enquanto a Palavra de Deus, partem para um discurso que não tem respaldo bíblico de que não precisa de ir ao médico e nem tão pouco a um psiquiatra, pois Jesus é o Médico dos médicos, como se Jesus fosse empregado ou servo dos crentes, a tal ponto de basta pedirem algo a Deus que Ele dar, utilizando até algumas passagens isoladas da Bíblia Sagrada, quando na verdade aquilo que é Impossível para os homens é possível para Deus, ou seja, para Deus nada é impossível. Mas o que compete ao homem fazer, quem tem que fazer é o homem ou a mulher mesmo, e não Deus.

Enfim buscaremos através destes artigos, um ponto de equilíbrio entre fé e razão, entre o que homem e o que somente Deus pode fazer como também destacaremos pontos que Deus trabalha em conjunto com o homem, ou seja, ambos fazem a sua parte, ou seja, Deus faz a parte dEle e o homem faz a parte que lhe compete fazer. Isto tudo estaremos abordando com base neste assunto: a depressão.

Não deixe de ler o próximo artigo, pois daremos continuidade a este assunto.

Pastor Walfredo Soares de Lima é líder da Assembleia de Deus em Jardim de Piranhas/RN, e Graduado em Filosofia pela UERN.