Estudando a Bíblia na Escola Dominical!

Pr. Martim Alves da Silva

“Quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor, teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos. Ajunta o povo, homens, e mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam, e aprendam, e temam ao Senhor, vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta Lei; e que seus filhos que a não souberem ouçam e aprendam a temer ao Senhor, vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra”. (Dt 31.11,12,13).

O estudo sistemático das Escrituras Sagradas remonta aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração. Dessa forma a história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos reis; dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno do Senhor Jesus e da Igreja Primitiva.

Ao longo dos anos temos visto a importância da Escola Dominical, como a principal agência de ensino da igreja, pois nenhuma outra reunião tem um programa de estudo sistemático da Bíblia com a mesma abrangência e profundidade.

Isto não quer dizer que os outros setores da igreja não ensinem a Bíblia. É que na Escola Dominical o ensino é ajustado a cada faixa etária, desde o maternal até o adulto, possibilitando um estudo completo a cada segmento, criando raízes profundas na vida de cada aluno.

Tomemos como exemplo desta sistematização os assuntos dos dois primeiros trimestres, para a classe de adultos. Estudamos no primeiro trimestre sobre: “as obras da carne e o fruto do Espírito – como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual”; e neste segundo trimestre estamos estudando sobre: “o Caráter do Cristão – moldado pela Palavra de Deus”, assuntos que se harmonizam, pois o Fruto do Espírito na vida do crente é a marca dos que possuem comunhão com o Senhor Jesus e a expressão maior do caráter cristão.

Infelizmente algumas igrejas não estão valorizando a Escola Dominical, pois não a veem como promotora da educação cristã. Algumas congregações estão substituindo a Escola Dominical com outras atividades que não visam o ensino sistemático da Bíblia. Como poderemos experimentar um avivamento se desprezamos o Livro da Lei?

Precisamos entender e reconhecer a importância da Escola Dominical para o novo convertido que na classe do discipulado começa a estudar e compreender as doutrinas bíblicas. Nós que somos crentes há mais tempo devemos dar exemplo para os novos convertidos, como alunos assíduos da Escola Dominical.

Exorto a todos os pais a trazerem os seus filhos, crianças, adolescentes e jovens, para a Escola Dominical e nela aprendam, através da Bíblia, a andar nos santos caminhos do Senhor.

Várias ferramentas são disponibilizadas para o aprimoramento dos que militam na Escola Dominical. O Departamento de Ensino e Educação Cristã promove, no início de cada trimestre, uma síntese das lições; o Estudo do Corpo de Professores passou a ser transmitido pela nossa Rádio Nordeste, na sexta-feira, a partir das 21h30, logo após o culto de doutrina; a CPAD realiza o CAPED, Conferências regionais e Congressos Nacionais em todas as regiões do Brasil.

Tudo isso com o intuito de melhor capacitar os professores, para refutarem os modismos, as heresias, as falsas teologias, os falsos ensinos e tantos outros males doutrinários que afetam às nossas igrejas, e, também, para ajudar a todos os crentes a se firmarem na Palavra de Deus para que jamais venham a se desviar dos caminhos do Senhor.

Recomendo aos meus companheiros que estão à frente das igrejas e congregações: “não utilizem o horário reservado para a Escola Dominical para nenhuma outra atividade”. Os seminários, congressos, aniversários devem ter as suas programações desenvolvidas normalmente, mas, o horário destinado à Escola Dominical, deve ser utilizado para o estudo das lições bíblicas.

Também, não custa lembrar que, nós, pastores de igrejas, somos o principal responsável pela Escola Dominical mediante nossa atenção e ação. É inadmissível que pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos e auxiliares não estejam plenamente engajados no processo de ensino da igreja. Se os líderes não valorizarem a Escola Dominical, que exemplo ficará para os liderados? Como faremos a convocação do povo para frequentar a Escola se nós não participarmos dela?

Estejamos à frente. Ajuntando o povo para que ouçam, aprendam, temam ao Senhor e façam conforme diz a Bíblia Sagrada!

 

“Para que todos sejam um”
Pr. Martim Alves da Silva