EBD EM FOCO – Oração, Preparação para os Professores

O professor não está preparado até que se prepare por meio da oração. A preparação pela oração significa mais do que entrar na classe e pedir aos alunos que inclinem a cabeça. A preparação pela oração também significa mais do que pedir a Deus que Ele abençoe o tempo de estudo e preparação. Os itens a seguir acrescentarão vitalidade a uma lição quando o professor utilizá-los como guias de oração.

-Ore pedindo um espírito que seja aberto ao ensino. Uma das primeiras partes da preparação da lição é pedir a Deus que faça com que você tenha um espírito que esteja disposto a ser ensinado. Antes de poder ensinar a outros, você precisa ser ensinado pelo Professor-Mestre. Quando um professor abordar a sua lição da Escritura, ele deverá orar e pedir a Deus que guie o seu estudo. “Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei” (Sl 119.18). Mas, além de orar para que Deus venha instrui-lo, o professor deverá estar disposto a aprender: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina […]” (Jo 7.17).

-Ore pelo ministério de ensino do precioso Espírito Santo. Com muita frequência, o professor humano vê a si mesmo como o único canal na sala de aula. Cristo prometeu: “Quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade” (Jo 16.13). Jesus também prometeu: “[…] o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas […]” (Jo 14.26). Essa promessa refere-se ao Espírito Santo, que se tornou um professor. O Espírito Santo habita dentro do professor humano e quer instruir por intermédio dele.

Em certo sentido, a sua Escola Dominical tem apenas um único professor: o Espírito Santo. A menos que o Espírito Santo trabalhe por meio dos professores, os alunos não conseguirão entender a Bíblia.

-Ore e peça direção na preparação da lição. Toda vez que estiver sentado diante das Escrituras para preparar a lição, você deve pedir a Deus que Ele guie o seu estudo. A maioria dos cristãos tem o hábito de pedir a bênção de Deus para a comida quando se sentam para uma refeição. Da mesma maneira, os professores devem estabelecer o hábito de pedir a bênção de Deus quando se sentam para estudar. “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas”. (Pv 3.5,6).

-Ore por seus alunos. Ensinar a Palavra de Deus é algo sério e é feito para a eternidade. O professor procura mudar o destino de cada aluno. Soluções serão apresentadas aos alunos perdidos, e os alunos desviados serão exortados a arrepender-se. O professor não pode levar a Palavra de Deus a efeito no coração dos alunos; sendo assim, ele deve valer-se do poder de Deus. O professor deve orar pedindo que haja a convicção do pecado (Jo 16.7-11), pelo impacto da Escritura (Rm 1.16) e pelo mover do Espírito Santo na vida dos alunos (At 1.8).

-Ore pedindo crescimento. Deus responde a oração daqueles que pedem para que os seus ministérios sejam aumentados, mas a oração por si só não pode formar uma Escola Dominical. Deus não fará aquilo que Ele nos mandou fazer. Devemos ir e alcançar as pessoas. As classes crescem quando os seus professores estão ocupados visitando, telefonando, enviando correspondências e orando a semana toda.