EBD em Foco – Métodos de Ensino de Jesus

Elmer Towns – Enciclopédia da Escola Dominical

Jesus sabia que havia vários métodos para usar no ensino, e empregou diversos deles. Ele os usava bem, e obtinha os resultados desejados.

PALESTRA – Talvez a mais conhecida das suas palestras seja o Sermão do Monte (Mt 5 – 7 ). Nessa palestra, Jesus estabeleceu os melhores princípios conhecidos para a vida. Além disso, Ele tornou vívida a sua palestra por meio do uso de exemplos, tocando em coisas mais próximas ao coração e fundamentais à vida.

PERGUNTA e RESPOSTA – Jesus não usava o método de pergunta e resposta meramente para testar o conhecimento dos seus ouvintes, como acontece hoje com frequência. Ele usava esse método para estimular o pensamento deles. As perguntas em Mateus 16.26: “Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” são usadas para ensinar a importância da alma humana. Lucas 20.1-8 é um excelente exemplo do uso que Jesus faz de uma pergunta para responder a outra pergunta. Era impossível fugir às suas perguntas. Elas preparavam o caminho para uma história. Elas pediam uma decisão.

EXPERIÊNCIA – Jesus sabia que aprendemos melhor fazendo. As lições mais importantes da vida normalmente são aprendidas da maneira mais difícil. Quando chamou Pedro e André, Jesus não disse: “Vinde e ouvi o que eu vos digo”. Ele disse: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Ele os chamou à ação; Ele tinha algo que eles deveriam fazer. Em Mateus 14.24-32, para ensinar fé a Pedro, Jesus fez com que ele andasse sobre as águas. Jesus não disse a Pedro que observasse enquanto Ele andava sobre as águas, mas ordenou que Pedro fizesse isso. A experiência é a melhor maneira de aprender.

EXEMPLOS PRÁTICOS – Jesus usava frequentemente exemplos práticos. Ele sabia que as pessoas se lembram durante mais tempo do que veem, e não do que ouvem. Quando ensinou a respeito da provisão de Deus, apontou para as aves no céu e as flores no campo. Ele exemplificou as características de um cidadão do Reino, colocando no meio de seus ouvintes uma criancinha. Em Marcos 12.13-17, Jesus usou uma moeda comum para ensinar uma lição, quando os eruditos do Templo tentaram enganá-lo. Em João 13.5-11, Jesus lavou os pés dos discípulos, uma lição de humildade que eles jamais esqueceram. João 20.24-29 apresenta a história de Tomé, que creu depois que viu e ouviu o Cristo ressuscitado. Muitos dos milagres de Jesus, além de serem milagres, eram, de certa forma, exemplos práticos.

CONTAR HISTÓRIAS – Jesus era, realmente, um excelente contador de histórias. As comparações tornavam as suas histórias tão vívidas que elas eram repetidas por seus amigos depois da sua partida. Ele usou histórias a respeito de coisas e pessoas familiares, para exemplificar conceitos anteriormente desconhecidos. Um homem incomodava repetidas vezes o seu vizinho por três pães. Finalmente, ele conseguiu o pão, porque o vizinho se cansou de vê-lo voltar. “Continuem orando, até que as suas orações sejam atendidas”, era o que Jesus estava dizendo. Um judeu ferido não recebeu ajuda de dois de seus compatriotas, mas foi resgatado por um membro de uma raça odiosa, os samaritanos. Assim, Jesus respondeu, para os seus ouvintes, à pergunta: “Quem é o meu próximo?” (Lc 10.29).