EBD EM FOCO – Como Jesus estabeleceu a sua credibilidade como Professor

Elmer Towns

Jesus viveu uma vida exemplar. É inútil ensinar uma coisa e fazer outra. As ações negam completamente o ensinamento. Observe como Jesus vivia o que ensinava.

Amor – Jesus ensinou: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem” (Mt 5.44). Ele permitiu que Judas Iscariotes fosse um dos seus doze escolhidos, sabendo que, no final, ele o trairia. Lembre-se, também, da oração que Ele fez por aqueles que o pregaram na cruz.

Misericórdia – Ele ensinou misericórdia no seu Sermão do Monte, quando disse: “bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5.7). Qualquer dos muitos milagres que Jesus realizou foi um ato de misericórdia.

Fraternidade – Em Mateus 12.49,50 “E, estendendo a mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e mãe”. Ele ensinou o significado da fraternidade. Ele convivia com todas as pessoas, e foi acusado de se sentar com publicanos e pecadores.

Obediência – Ele ensinou obediência, quando aconselhou um jovem, dizendo “Guarda os mandamentos” (Mt 19.17). Ele viveu uma vida de obediência. Os fariseus tentaram encontrar nEle alguma falha, mas não conseguiram.

Humildade – Ele ensinou humildade, advertindo: “Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mt 6.3,4). Jesus advertia, frequentemente àqueles a quem curava, para que não dissessem a ninguém a respeito. E, quando orava, gostava de ficar sozinho.

Perdão – ele disse a Pedro que perdoasse setenta vezes sete, e Ele perdoou setenta vezes sete, e também perdoou a Pedro que o negou.

Quando Jesus ensinava, via resultados definitivos. Quando curava um homem, esse homem ficava verdadeiramente curado. Quando um homem tomava a decisão de segui-lo, Jesus ganhava um novo discípulo.

Considere o ensinamento em sua totalidade. Não espere que tudo mude imediatamente ou ao mesmo tempo. Jesus falou a milhares de pessoas, mas a Bíblia não diz que todos creram de imediato. É verdade, muitos vieram à fé naquelas ocasiões, mas essa deve ter sido a exceção, e não a regra. O fato de que os autores tenham chamado atenção para isso indica que era algo raro. Os resultados com frequência vêm lentamente, e nem sempre são visíveis. Uma semente precisa estar crescendo durante algum tempo, antes que rompa o solo.

Os professores devem plantar a semente, regá-la e vê-la crescer. Ensinar é uma tarefa santa, dada por Deus.

Enciclopédia da Escola Dominical