Elmer Towns – Enciclopédia da Escola Dominical
Uma das leis do aprendizado é a Lei da Atividade, declarada da seguinte maneira: “O aprendizado é mais eficaz quando o estudante está envolvido no processo do aprendizado”. Um antigo provérbio chinês sugere a maneira mais eficaz para aprender: “Eu ouço e esqueço; eu vejo e lembro; eu faço e entendo”. Em muitas aulas da Escola Dominical, os professores não vão além da primeira frase.
Alguém já observou de maneira bem humorada: “Na maioria das escolas dominicais, os estudantes precisam possuir apenas um dos cinco sentidos – a audição”. Isto porque não são exibidas fotografias, mapas, nem há projeções de filmes. Os alunos não têm ideia de como é uma romã, e muito menos que sabor tem. E os adultos não propõem perguntas, nem compartilham ideias.
Essa lei de aprendizado enfatiza a necessidade do envolvimento do aluno. Portanto, se ele não estiver envolvido, há pouco ou nenhum ensinamento ou aprendizado. As atividades de ensino que encorajam a participação asseguram uma retenção de 90%. Isso é chamado, normalmente, “ensinamento de atividade”. Várias atividades ou experiências ajudarão a produzir o aprendizado, que ocorre quando o aluno absorve uma nova verdade e crê nela tão completamente, que ela faz uma mudança em sua vida.
Ao estudar sobre o “amor ao próximo” o que envolveria mais os alunos: promover um debate sobre o tema; mostrar imagens das redes sociais onde pessoas estivessem demonstrando amor ao próximo; visitar um abrigo para idosos e carentes de afeto? Qual atividade seria mais marcante? Quero acreditar que a visita a um abrigo será lembrada pelos alunos a vida toda. E todas as vezes que ouvirem “amarás o teu próximo como a ti mesmo” terão uma experiência específica como ponto de referência ao relacionar os conceitos com as atividades.
As atividades de ensino, no nível verbal, tendem a limitar a participação e a aprendizagem de muitos alunos. Enquanto que as atividades que envolvem experiências reais tendem a incluir todos os alunos de um modo ou de outro.