EBD EM FOCO – A Lei da Aplicação

Elmer Towns – Enciclopédia da Escola Dominical

No processo de ensino aprendizagem, a Lei da Aplicação é declarada da seguinte maneira: “O aprendizado é mais eficaz quando as lições ensinadas na sala de aula são transferidas para a vida do aluno”.

Uma das tarefas mais difíceis que um professor enfrenta é a transferência do material de um plano de aula à vida cotidiana. Passar “das ideias ao sapato de couro” é um constante desafio. Em algumas ocasiões, uma lição terá um grande impacto sobre um aluno. Em outras ocasiões, o impacto será bem menor do que desejaríamos. O que provoca essa diferença? Os aspectos seguintes podem responder a essa pergunta:

1 – As necessidades do aluno – quanto maior a necessidade do aluno, maior a aplicação. Se o aluno deseja alguma coisa, e sabe que deseja, absorverá a lição e a aplicará imediatamente. Um aluno que deseja dirigir um carro prestará muita atenção ao instrutor de trânsito, e experimentará fazer tudo o que lhe for explicado.

2 – A natureza da lição – uma lição “como fazer” pode manter o interesse do aluno mais do que uma lição que lhe diz o que ele deve saber ou fazer. Isso quer dizer que provavelmente os alunos ouvirão mais atentamente uma lição sobre como conhecer a vontade de Deus do que uma lição a respeito da natureza de Deus.

3 – O método do ensino – perguntas e respostas podem motivar um maior grau de envolvimento que uma palestra. Como resultado, há mais aprendizado e mais aplicação. Os métodos de ensino que requerem o envolvimento do aluno normalmente têm maior valor de aplicação.

4 – A experiência passada do aluno – a lei da percepção nos diz que o aprendizado é mais eficaz quando baseamos a nossa lição atual nas experiências anteriores dos nossos estudantes. Da mesma maneira como é impossível fazer uma aplicação sobre uma fundação que os alunos ainda não entendem.

5 – O exemplo positivo do professor – normalmente, os estudantes se identificam positivamente com o seu professor e tentam ser como ele. Às vezes, essa identificação é subconsciente, e o aluno não está ciente de que faz essa identificação. Quer ele perceba isso, quer não, o aluno é influenciado pelo modo de vida do professor.

6 – Um relacionamento próximo entre o professor e o aluno – vários estudos indicam que quanto mais próximo o relacionamento entre o professor e o aluno, maior é a influência do professor.

7 – O exemplo positivo de outras pessoas de autoridade na vida do aluno – não apenas o professor influenciará a vida do aluno, mas também outros personagens de autoridade (pai, mãe, o diretor ou o chefe). Às vezes, o professor poderá trazer essas pessoas à lição, com o uso de histórias, imagens ou referências diretas.