Como lidar com pessoas e projetos na Igreja?

Jedídja Hadassa

Por que sofre o justo? – Um grande desafio para nossa comunidade é observar e desenvolver nossas habilidades para lidar com as pessoas e projetos na igreja.
A igreja é uma organização focada em objetivos espirituais e composta por pessoas com vidas e necessidades espirituais, mas não só isto; possuímos necessidades materiais e emocionais também.  E é aí que a complexidade de lidar com o pequeno, mas, complexo modo de ser de cada pessoa, aparece.
Como se não bastasse este desafio, a igreja precisa e deve lidar com uma sociedade extremamente rápida e tecnológica, diversa e também confusa; por isso, precisa ter a capacidade de executar ações sociais, evangelísticas, espirituais, ou seja, projetos que abarquem pessoas em prol de pessoas para o reino de Deus. O que fazer? O reino espiritual precisa de ferramentas espirituais, o livro de Tiago, no capítulo 1 versículos 5 e 6 explana, e nos orienta com clareza: E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Assim como a oração e a busca de Deus, que são as principais ferramentas para enfrentar e vencer o mundo espiritual, a sabedoria nos é apresentada como ferramenta, e passa pela dedicação e pelo estudo, pelo desenvolvimento de novas e melhores habilidades sociais e de liderança.
Precisamos desenvolver nossas habilidades sociais, interpessoais. Sermos acertados em nossa postura como líderes, sabendo que as pessoas são voluntárias, cheias de afetos confusos, ou histórias de melindres, ou também, que elas possuem talentos a serem lapidados e grande energia, ideias, para serem conduzidas. Ouça-as com atenção! Conduza-as! Gaste tempo com orientações e ensinos, principalmente os ensinos bíblicos.
Jonh Maxweel, autor sobre liderança cristã, em palestra, orienta que se faça a seguinte pergunta para si mesmo, enquanto queira ser um líder: Será que sou um líder que deva ser seguido? Ele enfoca que, quem lidera, precisa, primordialmente, se liderar. Então, como estão seus compromissos e relacionamentos verticais e horizontais, e com Deus?
Liderar projetos é agregar pessoas a uma agenda, e a propósitos de curto prazo, com planejamento, comprometimento, boa coordenação, avaliação contínua das atividades propostas, e, além disso, como diferencial da instituição Igreja de Cristo, sermos irmãos, cuidadores uns dos outros, diferentemente de sermos meros executores de planos de ação.
De fato, um desafio. Vamos desenvolver nossas habilidades? Com Cristo, somos mais do que vencedores, somos líderes vencedores por Ele.