Como alcançar a felicidade no Ano Novo

Pr. Martim Alves da Silva

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.1,2).

Ao findar um ano é muito comum fazermos vários projetos com o propósito de vivermos um cristianismo mais eficaz e dentro da vontade de Deus. No entanto, algumas pessoas resistem a Deus, por imaginar que a vontade dEle possa levá-las a lugares ruins e inimagináveis. O apóstolo Paulo, porém, descreve a vontade de Deus como boa, agradável e perfeita.

Quero propor, aos meus amados irmãos e irmãs, membros e congregados da IEADERN, uma “receita” de vida para o Ano Novo.

Amar a Deus sobre todas as coisas – Para tanto é necessário dedicarmo-nos à leitura da sua Palavra. Esta prática nos ajudará a colocar Deus no centro de nossas vidas e nos revelará qual é a Sua vontade. Quando nos dedicamos à leitura da Bíblia Sagrada temos as nossas mentes renovadas, e, temos também, a oportunidade de comprovar que o plano de Deus para a nossa vida é bom e nos leva à maturidade espiritual. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho” (Sl 119.105).

Ouvir e praticar a Palavra de Deus – Esta prática requer de todos nós a disposição para estarmos presentes e frequentes nos cultos de doutrina e na Escola Dominical. O apóstolo Tiago nos adverte sobre a prática da Palavra de Deus dizendo: “Se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla no espelho o seu rosto natural, e quando se afasta esquece de como era”.(Tg 1.23,24)

Confiar no Senhor e aceitar a sua vontade – Não é difícil confiar no Senhor. Difícil é aceitar a sua vontade. Através do profeta Isaías o Senhor diz: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos”. (Is 55.8)

Temer a Deus e se desviar do mal – A esta conclusão chegou o sábio Salomão. “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra, quer seja boa, quer seja má”. (Ec 12.13,14)

Amar o próximo como a si mesmo – Esta prática envolve o evangelismo. “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16.15). Pois que maior prova de amor podemos dar para uma pessoa do que apresentar-lhe Jesus Cristo como Único e suficiente Salvador da sua vida? Portanto, neste ano que se inicia ousemos pregar o evangelho a tempo e fora de tempo, com toda a paciência e ensino.

Aceitar a correção de Deus para o nosso bem estar – o escritor da carta aos Hebreus nos adverte: Não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então bastardos e não filhos. (Hb 12.5-8)

Desejo a todos os meus amados companheiros, membros e congregados da nossa IEADERN, enfim, aos nossos queridos leitores, as mais ricas e insondáveis bênçãos espirituais e materiais e que, o nosso bom Deus, nos ajude a colocar em prática esta “receita” de uma vida feliz no ano de 2019.

Feliz Ano Novo!

“Para que todos sejam um”