Ajuntemos o povo na Escola Dominical!

Pastor Martim Alves

“Ajunta o povo, homens, e mulheres, e meninos, e os teus estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam, e aprendam, e temam ao Senhor, vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta Lei.”

(Dt 31.12).

A partir do próximo domingo, 7 de julho, começaremos a estudar as lições bíblicas do 3º trimestre na Escola Dominical.

As origens da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou ao seu povo, Israel, que ensinasse a sua Lei de geração a geração. Dessa forma a história do ensino bíblico descortina-se a partir dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos reis; dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras, do ministério terreno do Senhor Jesus e da Igreja Primitiva.

A Escola Dominical do nosso tempo nasceu da visão do jornalista evangélico Robert Raikes que, compadecido com a situação das crianças da sua cidade (Gloucester na Inglaterra) quis dar-lhes um novo e promissor horizonte, vez que elas viviam perambulando pelas ruas da cidade envolvidas em vários delitos. A partir do ano de 1780, Raikes começou a oferecer, nas manhãs do domingo, aulas de leitura, escrita, aritmética, instrução moral e cívica e conhecimentos religiosos, dando início a Escola Dominical, não exatamente no modelo que temos hoje, mas como escola de instrução popular gratuita, o que veio a ser a precursora do moderno sistema de ensino público.

No Brasil, Robert Kalley e Sara Kalley, missionários escoceses, realizaram em agosto de 1855, a primeira aula de Escola Dominical para cinco crianças, em sua residência na cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro, o que resultaria na fundação da Igreja Evangélica Fluminense, embrião da Igreja Congregacional.

Dois meses após a fundação da Assembléia de Deus no Brasil, em agosto de 1911, foi realizada a primeira aula de Escola Dominical, na casa do irmão José Batista Carvalho, em Belém do Pará. Havia quatro classes: homens, mulheres, meninos e meninas.

Ao longo dos anos temos visto a importância da Escola Dominical, como a principal agência de ensino da igreja, pois nenhuma outra reunião tem um programa de estudo sistemático da Bíblia com a mesma abrangência e profundidade. Isto não quer dizer que os outros setores da igreja não ensinem a Bíblia. É que na Escola Dominical o ensino é ajustado a cada faixa etária, desde o maternal até o adulto, possibilitando um estudo completo a cada segmento, criando raízes profundas na vida de cada aluno.

Infelizmente, algumas igrejas não estão valorizando a Escola Bíblica Dominical, pois não a veem como promotora da educação cristã. Algumas congregações estão substituindo a Escola Dominical com outras atividades que não visam o ensino sistemático da Bíblia.

Várias ferramentas são disponibilizadas para o aprimoramento dos que militam na Escola Dominical: os cursos oferecidos pela nossa ESTEADEB, a EBD em síntese, o Estudo do Corpo de Professores que passou a ser transmitido pela Rádio Nordeste, logo após o culto de doutrina; as Conferências e Congressos realizadas pela CPAD com o intuito de melhor capacitar os professores, para refutarem os modismos, falsos ensinos e outros males doutrinários que afetam às nossas igrejas.

Recomendo aos meus companheiros que estão à frente das igrejas e congregações: “não utilizem o horário reservado para a Escola Dominical para nenhuma outra atividade”. Também, não custa lembrar que, nós, pastores de igrejas, somos o principal responsável pela Escola Dominical mediante nossa atenção e ação. É inadmissível que pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos e auxiliares não estejam plenamente engajados no processo de ensino da igreja. Se os líderes não valorizarem a Escola Dominical, que exemplo ficará para os liderados? Como faremos a convocação do povo para frequentar a Escola se nós não participarmos dela?

Outrossim, teremos no próximo de 6 de julho, mais uma edição do trabalho pioneiro no Brasil “EBD EM SÍNTESE”, para tanto, convidamos todos os obreiros da nossa EBD no Rio Grande do Norte (superintendentes, professores, secretários, etc.) para participarem desse notável trabalho que, tem trazido uma contribuição relevante para todos quantos militam no ensino da palavra de Deus.

Estejamos à frente. Ajuntando o povo para que ouçam, aprendam, temam ao Senhor e vivam conforme diz a Bíblia Sagrada!

Para que todos sejam um!